Características Essenciais da Computação em Nuvem

O NIST definiu algumas características que descrevem o modelo de computação em nuvem, porém dado o amadurecimento e enriquecimento do mesmo, para este trabalho, outras informações e valores foram agregados. Estas características 5 representam algumas das vantagens deste paradigma e servem também para melhor identificar e distinguir a computação em nuvem de outros paradigmas.

Virtualização de Recursos

Existem muitas tecnologias já amadurecidas que proporcionam a virtualização de recursos computacionais, dentre elas, pode-se citar as máquinas virtuais, virtualização de redes, de memória e de armazenamento de dados.

Graças a este mecanismo, possibilita-se uma separação dos serviços de infra-estrutura dos recursos físicos como hardware ou redes, sendo então possível, por exemplo, tratar em uma camada inferior os aspectos relativos a localização de recursos, tornando então transparente este contexto para as demais camadas na estrutura da nuvem. 

Com esta abstração, os recursos podem ser disponibilizados e utilizados como serviços utilitários, sem a necessidade de uma manipulação direta do hardware. 

Serviços sob demanda

O cliente pode, unilateralmente, conforme sua necessidade, requerer maior ou menor quantidade de recursos computacionais, tais como, tempo de processamento, armazenamento ou largura de banda, estes recursos devem ser disponibilizados de forma automática, sem a necessidade de interação humana com o provedor de cada serviço. 

Um provedor de recursos computacionais idealmente deve atender vários consumidores através de um modelo multi-clientes, utilizando diferentes recursos físicos e virtuais que podem ser atribuídos e re-atribuídos dinamicamente de acordo com a demanda dos consumidores.

Independência de localização

Os recursos devem estar disponíveis através da rede e internet, estando acessíveis por meio de dispositivos computacionais padrões, promovendo sua utilização por plataformas heterogêneas, como por exemplo, telefones celulares, laptops, PDAs, etc. 

Desta forma, a nuvem, aparentemente, seria um ponto de acesso centralizado para as necessidades computacionais dos seus usuários, estando disponível o tempo todo e em qualquer lugar. 

Elasticidade e Escalabilidade 

A elasticidade provavelmente é a característica mais inovadora da computação em nuvem. É a capacidade de disponibilizar e remover recursos computacionais em tempo de execução, independente da quantidade solicitada. 

Dentro deste contexto, temos a definição de escalabilidade, que está relacionada com o requisito de aumento da capacidade de trabalho através da adição proporcional de recursos.

Um prestador de serviços não pode prever como seus clientes usarão os serviços disponíveis, visto que, por exemplo, um cliente pode usar um serviço somente algumas vezes por ano, em épocas de pico, enquanto que outro pode usálo como uma plataforma de desenvolvimento principal para todas as suas aplicações. 

Desta forma, o serviço precisa estar disponível sete dias por semana, 24 horas por dia, além de ter sido concebido para escalar para cima em períodos de alta demanda e para baixo quando a demanda cai, sendo acionada também quando usuários são adicionados ou quando as especificações do aplicativo mudam. 

Esta capacidade de escalar é alcançada mediante a característica de elasticidade dos serviços da computação em nuvem. 

Enfim, para os usuários, os recursos parecem ser ilimitados e podem ser adquiridos em qualquer quantidade, ou seja, a demanda do usuário deve determinar a liberação e aquisição dos recursos e isto deve ser executado de forma rápida, transparente e sem intervenção humana. 

Medição dos Serviços

Os serviços de utilidade pública, como água, luz, telefone, devido sua importância e frequência de utilização no dia-a-dia, devem estar disponíveis a qualquer momento, porém os consumidores pagam aos provedores destes serviços apenas a 7 quantidade consumida durante um determinado período. 

Analogamente, os sistemas de gerenciamento da nuvem, controlam e aperfeiçoam o uso dos recursos por meio de medições que consideram cada tipo de serviço provido. 

Esta monitoração agrega transparência tanto para o provedor quanto para o cliente, sendo que normalmente são utilizados contratos referentes aos serviços (SLA - Service Level Agreement) para especificar as características dos serviços, parâmetros de qualidade (QoS – Quality of services)e determinar os valores que serão cobrados. 

Um SLA define os níveis de disponibilidade, funcionalidade, desempenho e outros atributos relativos aos serviços incluindo inclusive penalidades para o caso de violação das regras por qualquer uma das partes.

Repositório de Recursos

Os provedores de recursos computacionais são organizados para atender múltiplos usuários através de um modelo multi-clientes. Para isto são utilizados diferentes recursos físicos e virtuais que podem ser atribuídos e configurados dinamicamente de acordo com a demanda de cada cliente.

O usuário não conhece a localização física dos recursos computacionais, porém pode ser possível especificar sua prioridade de localização com relação a país e centro de dados através do SLA. 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios dos Modelos PaaS

Fundamentos da Computação em Nuvem

Segurança de Acesso ao Software na Computação em Nuvem