CENÁRIOS NA NUVEM
A seguir são descritos alguns dos possíveis casos de interação no ambiente da nuvem, ilustrando as possibilidades mais comuns, porém sem representar uma lista exaustiva.
Usuário final – Nuvem
Neste cenário, o usuário acessa dados ou aplicações na nuvem. Aplicações comuns deste tipo incluem serviços de email e sites de redes sociais, como Gmail, Facebook, Linkedin que acessam seus dados, que são armazenados e gerenciados na nuvem, através de uma aplicação sendo executada a partir de um browser.
A figura 2.9 ilustra este cenário.
Não existe nenhuma preocupação, com exceção do nome do usuário e a senha de acesso, sendo que o usuário não tem idéia de como a arquitetura funciona, se ele puder usar a internet ele poderá acessar seus dados.
Organização – Nuvem – Usuário final
Observa-se que neste cenário que uma empresa utiliza a nuvem para prover dados e serviços para os usuários. Este cenário pode ser observado na figura 2.10.
Quando o usuário interage com a instituição, a mesma acessa a nuvem para manipular os dados e então retornar os resultados para o usuário requisitante. O usuário pode ser uma pessoa tanto de dentro quanto um cliente externo.
Organização – Nuvem
Esta situação representa uma empresa que utilize os serviços da nuvem para resolver processos internos, sendo que a figura 2.11 descreve este cenário.



