Abstração e flexibilidade da computação em nuvem
Um dos benefícios importantes da computação em nuvem é a abstração da complexidade e flexibilidade na alocação de recursos computacionais. A abstração é caracterizada pela transparência em relação aos detalhes de implantação e manutenção dos equipamentos.
Mesmo no modelo IaaS, que representa o menor nível de abstração, esse benefício é aparente, pois o cliente gerencia recursos virtuais e, assim, ganha agilidade na instanciação e liberação de recursos. Além disso, o cliente não precisa se preocupar com falhas nos equipamentos, pois a reposição ou manutenção é responsabilidade do provedor.
Porém, o modelo IaaS oferece o maior controle, o que pode ser importante para clientes que precisam de configurações específicas dos recursos computacionais. Clientes que desenvolvem aplicações usando tecnologias populares podem facilmente encontrar serviços PaaS já configurados, o que significa agilidade no desenvolvimento do software.
A plataforma é gerenciada pelo provedor, o qual cuida, por exemplo, da configuração de mecanismos de segurança e do balanceamento de carga. De fato, esses modelos básicos de serviços representam uma relação entre o nível de controle e o nível abstração, o que acaba por definir as responsabilidades do provedor e do cliente. Optar por mais facilidade e abstração implica abrir mão de algum nível de controle.