Clientes típicos para cada tipo de modelo
Outro aspecto importante é a caracterização dos clientes típicos de cada modelo, o que nos permite especificar “papéis” na nuvem (SOUZA, 2009). Em geral, serviços no modelo IaaS são utilizados por clientes que precisam manter uma robusta infraestrutura de TI em ambiente de nuvem.
Esse é o caso de organizações que lidam com grandes volumes de dados ou que precisam de recursos computacionais de alto desempenho e preferem realizar isso junto a um provedor em nuvem, devido aos benefícios de redução de custos e flexibilidade administrativa.
Existe, também, o cenário no qual um provedor PaaS oferece seus serviços usando infraestrutura no modelo IaaS alocada de outro provedor. Como o pagamento é pelo uso, sem custos iniciais fixos, é comum que mesmo empresas de pequeno porte e até desenvolvedores independentes usem serviços IaaS, por exemplo, uma máquina virtual para hospedar uma aplicação ainda em desenvolvimento com a confiabilidade e flexibilidade do ambiente de nuvem.
Por outro lado, os clientes de serviços no modelo PaaS são aqueles que necessitam de um ambiente de desenvolvimento gerenciado, para não se preocupar com detalhes da infraestrutura e focar na implementação de aplicações. Um exemplo são as empresas de desenvolvimento de aplicações Web e aplicativos para dispositivos móveis.
Por fim, temos que os serviços no modelo SaaS são direcionados para usuários finais que apenas precisam fazer uso de softwares diversos sem qualquer interesse em lidar com as tecnologias ou equipamentos envolvidos.