Especialista em computação em nuvem
O profissional que deseja atuar no desenvolvimento e gerenciamento de aplicações e serviços em nuvem deve conhecer bem não apenas as tecnologias e os modelos de serviço, mas também os modelos de tarifação. Para qualificação dos profissionais, a maioria dos provedores oferece programas de treinamento e certificação em diversas áreas de atuação no contexto do paradigma de computação em nuvem.
• Por exemplo, o provedor AWS estabelece três papéis principais de atuação na área de computação em nuvem: arquiteto de soluções em nuvem, desenvolvedor de software para nuvem e administrador de sistemas (AWS, 2019b).
• O arquiteto é o profissional com habilidades técnicas para elaborar o projeto de sistemas escaláveis e altamente disponíveis na nuvem.
• O desenvolvedor é o profissional capaz de implementar serviços e aplicações eficientes em ambientes de computação em nuvem.
• O administrador de sistemas é o profissional responsável por gerenciar a operação das soluções. Ele deve possuir habilidades para automatizar a implantação de aplicações e configurar sistemas e serviços de rede em nuvem.
Existem também certificações por área de atuação, como IoT, aprendizado de máquina ou segurança, por exemplo. A maioria dos provedores oferece programas de treinamento e exames que certificam as habilidades dos profissionais. Essas certificações podem contribuir para uma carreira de sucesso na área de computação em nuvem.
Reflita
Muitos provedores incentivam o uso de tecnologias proprietárias e também estipulam o preço de transferência de dados de forma que a migração de uma aplicação de um provedor para outro envolva custos muitos altos. Isso é uma forma de inibir um cliente de mudar para outro provedor concorrente. Quais seriam as estratégias que as empresas poderiam adotar para lidar com esse problema? Uma vez que não é fácil calcular os preços de serviços em nuvem, será que existem soluções ou serviços para estimativas e comparação de preços entre provedores?