Provedores de computação em nuvem
Caro aluno, vamos começar mais uma etapa de nosso estudo sobre as tecnologias e soluções empregadas nos provedores de computação em nuvem. Um dos aspectos mais importantes no momento de criar uma aplicação na nuvem ou de migrar para a nuvem uma aplicação já existente é a estimativa dos custos dos serviços. Você conhece os modelos utilizados pelos provedores para determinar os preços dos serviços? Já aprendemos que uma das características da computação em nuvem é o pagamento baseado no uso. Mas quais são as métricas utilizadas para contabilizar uso dos recursos de TI?
Para entender melhor esses tópicos, vamos pensar que você é um analista de TI em uma empresa que mantém uma aplicação web de comércio eletrônico. Sua responsabilidade é coordenar o processo de migração dessa aplicação para um provedor de nuvem pública, com isso, a empresa espera reduzir os custos e incrementar a escalabilidade da aplicação. A melhor solução seria usar serviço no modelo IaaS, com virtualização baseada em contêiner para a aplicação web. O próximo passo é você escolher um provedor para o qual migrar a aplicação. O critério de escolha será o custo. Então, você deve elaborar um documento no qual especifica os serviços necessários para migrar a aplicação e mostrar qual provedor oferece os melhores preços para esse caso. Considere que o banco de dados da empresa é um banco MySQL com um volume total de dados de 4 TB. Para executar o banco de dados, será necessária uma máquina virtual alocada sob demanda com 4 núcleos de processamento e 16 GB de memória. Além disso, a aplicação web precisa ser executada em um contêiner alocado sob demanda com 2 núcleos de processamento e 8 GB de memória. Você deve calcular o custo médio mensal para hospedar o sistema em pelo menos dois provedores entre os líderes de mercado. Tanto a aplicação como o banco de dados devem ser hospedados em datacenter no território brasileiro. Desconsidere os custos relacionados com a transmissão de dados e requisições.
• Para resolver essas questões, é preciso entender como os provedores determinam os custos dos diversos tipos de serviços.
• Estudaremos como exemplos entre os principais provedores de computação em nuvem no mundo.
• Também serão abordadas as métricas de custo e os modelos de tarifação.
• Será concluída com uma breve discussão sobre opções de treinamento e certificação para profissionais que atuam na área de computação em nuvem.
Ao terminar esse estudo, você será capaz de estimar os custos envolvidos no uso de serviços em Nuvem. Bom estudo!
Não pode faltar
Caro aluno, aprendemos sobre as principais tecnologias que viabilizaram os serviços de computação em nuvem, assim como os modelos de serviço e de implantação. Vimos que uma empresa pode implantar sua própria nuvem privada utilizando uma plataforma de computação em nuvem como o OpenStack. Essa abordagem permite à empresa um controle completo sobre o ambiente, mas implica um investimento inicial alto para aquisição e implantação da infraestrutura, além da responsabilidade e dos custos adicionais de gerenciamento e operação do ambiente computacional. Como discutido anteriormente, a alternativa para maior redução de custos é optar pelo modelo de nuvem pública, no qual o provedor é responsável pela implantação e pela manutenção da infraestrutura de recursos computacionais.
• Você sabe quais são os principais provedores no mercado de computação em nuvem?
• Conhece os custos e os modelos de tarifação empregados por esses provedores?
Agora, vamos aprender os principais fatores que determinam o custo dos serviços de computação em nuvem, assim como as principais métricas utilizadas na precificação desses serviços. Além disso, vamos descrever a política dos provedores para que o mercado possa reconhecer os profissionais habilitados no projeto e desenvolvimento de soluções de computação em nuvem.
